Manaus – Amazonas

Manaus é a capital do estado do Amazonas. É a sétima cidade mais populosa do Brasil e a sexta maior mancha urbana do país. Sua região metropolitana, com mais de 2,8 milhões de habitantes, é a 11.ª mais populosa do país. A cidade possui um forte caráter cosmopolita, atraindo imigrantes e turistas de diversas nacionalidades. Localizada no centro da maior floresta tropical do mundo, é uma metrópole regional que exerce significativa influência no Norte do Brasil, especialmente na Amazônia Ocidental, seja no ponto de vista ambiental, cultural ou econômico.

Originada a partir do Forte do Rio Negro no século XVII, em seus mais de 350 anos de história, Manaus viveu momentos de plenitude como o ciclo da borracha e o intenso processo de industrialização a partir da década de 1970. Recebeu o epíteto de Paris dos Trópicos, devido ao luxo de sua arquitetura europeia, atraindo investimentos estrangeiros e imigrantes de todas as partes do mundo. Abriga a sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), o mais importante centro para estudos científicos do bioma amazônico e para assuntos internacionais de sustentabilidade, assim como possui várias universidades, como a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que estão entre as melhores da América Latina.

Em nível internacional, a capital manauara recebeu a classificação de cidade global de alta suficiência pelo Globalization and World Cities Research Network em diversas ocasiões. Em nível nacional, o município possui o sexto maior PIB do Brasil, de acordo com a pesquisa de PIB nacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2023. Manaus ficou na terceira colocação na categoria empreendedorismo do Ranking Connected Smart Cities de 2021 e na 31.ª entre as Cidades Empreendedoras, do Índice de Cidades Empreendedoras (2022). Entretanto, a cidade enfrenta problemas ambientais e desigualdades sociais, tais como 53,9% de sua população vivendo em comunidades urbanas e favelas, apenas 38% da cidade possui rede de esgotamento sanitário, além de ter apenas 44,8% de sua área urbana arborizada, segundo o Censo de 2022 do IBGE.

Principal destino turístico da Amazônia, tem como seu maior símbolo cultural o Teatro Amazonas, tombado como Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN. A capital amazonense foi sede do Campeonato Ibero-Americano de Atletismo em 1990, sede da CONMEBOL Copa de Ouro Nicolás Leoz de 1996, uma das doze cidades-sede da Copa do Mundo FIFA de 2014, uma das cinco cidades-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e sede da Copa Libertadores Feminina de 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *