São Paulo – São Paulo

São Paulo é um município brasileiro, capital do estado de São Paulo e a cidade mais populosa do Brasil, da América e de todo o hemisfério sul. Listada pela Globalization and World Cities Research Network (GaWC) como uma cidade global alfa, exerce significativa influência internacional no comércio, finanças, cultura, gastronomia, artes, moda, tecnologia, entretenimento e mídia, o que lhe garantiu a integração à Rede de Cidades Criativas da Unesco como “Cidade do Cinema” e o título de “Capital Mundial da Gastronomia”. É a área urbana mais populosa do mundo fora da Ásia e a cidade lusófona mais populosa do planeta. Seu nome homenageia Paulo de Tarso e seus habitantes são conhecidos como paulistanos. O lema latino da cidade é Non ducor, duco, que se traduz como “Não sou conduzido, conduzo”.

Fundada em 1554 por padres jesuítas, uma das cidades mais antigas continuadamente habitadas do continente americano e uma das primeiras cidades do Brasil, São Paulo desempenhou um papel estratégico durante o período colonial brasileiro, tendo sido o centro e o ponto de partida das expedições dos bandeirantes paulistas para a expansão territorial e econômica do país a partir do século XVI e núcleo propagador dos costumes e culinária caipiras a outras regiões no período da Paulistânia. Durante o ciclo do café, em meados do século XIX, a cidade alcançou sua opulência econômica. A partir desse período, transformou-se em palco de eventos marcantes da história brasileira, como o Grito do Ipiranga, a Semana de Arte Moderna, a Revolução de 1932 e o movimento Diretas Já. No século XX, consolidou seu papel como principal centro econômico nacional com a industrialização no Brasil, que fez da cidade um caldeirão cosmopolita, lar das maiores diásporas árabes, italianas e japonesas do mundo, com bairros étnicos como Bixiga, Bom Retiro e Liberdade, além de pessoas de mais de 200 outros países. A região metropolitana da cidade, popularmente chamada de Grande São Paulo, é a mais populosa do Brasil e uma das mais populosas do mundo, com cerca de 20 milhões de habitantes. O processo de conurbação entre as regiões metropolitanas do entorno da Grande São Paulo também criou a Macrometrópole Paulista, a primeira megalópole do hemisfério sul, com mais de 30 milhões de habitantes.

São Paulo é a maior economia urbana da América Latina, representando cerca de 10% do PIB brasileiro e por volta de 31% do PIB paulista (a única cidade brasileira a ultrapassar a faixa de 1 trilhão de reais em PIB). A cidade é sede da B3, a maior bolsa de valores latino-americana em capitalização de mercado, e possui diversos distritos financeiros, principalmente nas áreas ao redor das avenidas Paulista, Faria Lima e Berrini. São Paulo abriga 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil e é a fonte de cerca de um terço da produção científica brasileira, sendo um dos 50 clusters de ciência, inovação e tecnologia mais avançados do mundo. Sua principal universidade, a Universidade de São Paulo (USP), é frequentemente considerada a melhor da América Latina, enquanto a cidade é regularmente classificada como uma das melhores do mundo para ser um estudante universitário nos relatórios anuais QS World University Rankings. A metrópole também abriga vários dos arranha-céus mais altos do Brasil, como os edifícios Alto das Nações, Platina 220, Figueira Altos do Tatuapé, Mirante do Vale, Itália, Altino Arantes e Torre Norte. É a capital com o melhor saneamento básico (2022), a segunda mais desenvolvida, de acordo com o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (2025), a sexta em Índice de Progresso Social (IPS) e a nona mais arborizada do país, o que lhe garantiu os títulos internacionais de “Cidade Árvore do Mundo” da Organização das Nações Unidas (ONU) e “Capital Verde Ibero-americana”, além do reconhecimento do Guinness World Records pelo “maior programa de segurança alimentar do mundo”.

Berço e/ou difusora de inúmeras manifestações artísticas, culturais e gastronômicas, como a cultura e culinária caipira, a música sertaneja, hip-hop, rock brasileiro e samba paulista, e matriz culinária de criações como bauru, beirute, calabresa, coxinha, dadinho, parmegiana, pastel de feira e picanha, a cidade é um dos principais polos culturais, gastronômicos e de entretenimento do mundo e abriga monumentos, parques e museus como Memorial da América Latina, Parque do Ibirapuera, Museu do Ipiranga, Pinacoteca, Cinemateca, Itaú Cultural, Museu de Arte de São Paulo, Museu Catavento, Museu do Futebol, Museu da Língua Portuguesa e Museu da Imagem e do Som. Além disso, recebe eventos relevantes como Bienal Internacional de Arte de São Paulo, São Paulo Fashion Week, São Paulo Jazz Festival, Lollapalooza, Primavera Sound, The Town Festival, Comic Con Experience e Parada do Orgulho LGBT, o segundo maior evento LGBT do mundo. São Paulo também já foi sede de muitos eventos esportivos, como as Copas do Mundo FIFA de 1950 e 2014, os Jogos Pan-Americanos de 1963 e a São Paulo Indy 300, além de sediar anualmente o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 e a Corrida Internacional de São Silvestre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *