Uberlândia é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, na região conhecida como Triângulo Mineiro, Região Sudeste do país. Com 761 835 habitantes, segundo a estimativa populacional de 2025 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o segundo município mais populoso do estado depois da capital estadual, Belo Horizonte, do qual está distante 537 quilômetros.
A região de Uberlândia era habitada por índios caiapós e bororós até a chegada do bandeirante paulista Bartolomeu Bueno da Silva, em 1632. No final da década de 1880, o município de São Pedro de Uberabinha se emancipou de Uberaba, mas foi apenas em 1929 que a cidade passou a ser chamada de “Uberlândia”. Após a emancipação, houve um grande crescimento da área urbana da cidade, sendo que, no início do século XX, a Uberlândia já possuía uma diversificação nos ramos industriais.
O produto interno bruto (PIB) do município é o 27º maior do Brasil, destacando-se na área de prestação de serviços. No turismo, a cidade atrai visitantes com seus diversos atrativos culturais, naturais e arquitetônicos, como o Mercado Municipal, o Parque do Sabiá, Parque Municipal Victorio Siquierolli, Praça Clarimundo Carneiro, Praça Tubal Vilela, Praça da Bicota/Rosário e a famosa Avenida Rondon Pacheco.
