Piracicaba é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo, Região Sudeste do país. É a sede da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) e está situada a cerca de 150 km a noroeste da capital paulista. Ocupa uma área de pouco mais de 1 378 km², sendo aproximadamente 245 km² em área urbana e população de 438 827 habitantes, sendo assim o 13.º município mais populoso do estado.
Foi fundada em 1767, às margens do rio Piracicaba, manancial que foi vital para a região. No decorrer do século XIX, a agricultura se desenvolveu no município, com destaque para o cultivo da cana-de-açúcar e do café. Contudo, ainda na primeira metade do século XX, a cidade entrou em decadência. Com o fim do ciclo do café e a queda constante de preços do açúcar, a economia piracicabana se estagnou, o que viria a ser revertido somente a partir do início de sua industrialização.
A cidade se tornou uma das primeiras a se industrializar no país, com a abertura de plantas fabris ligadas ao setor metal-mecânico e de equipamentos destinados à produção de açúcar. Esta atividade expandiu-se a partir da década de 1970 para o setor sucroalcooleiro, com a criação do programa Pró-álcool, voltado para a produção de álcool hidratado para uso automotivo, devido à crise mundial do petróleo em 1973. Isto contribuiu significativamente para o crescimento industrial de Piracicaba ao longo das décadas seguintes, chegando a ser o 36.º maior PIB brasileiro em 2021, sendo sede de um dos principais centros industriais da região, além de contar com diversas universidades.
Além da importância econômica, Piracicaba ainda é um importante centro cultural de sua região. Rica em cultura caipira, teve seu sotaque e dialeto Caipiracicabano tombado como Patrimônio Imaterial pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (Codepac). Além dessa, outras manifestações culturais foram tombadas como Patrimônio Imaterial, tais quais a Festa do Divino de Piracicaba (que ocorre desde 1826) e a Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), considerada a orquestra erudita com maior tempo em atividade do país. O Horto Florestal de Tupi e o Balneário de Ártemis configuram-se como grandes áreas de preservação ambiental, enquanto que o Parque Professor Phillipe Westin e os parques situados às margens do rio Piracicaba são relevantes pontos de visitação localizados na zona urbana. O Salão Internacional de Humor de Piracicaba é considerado um dos mais importantes eventos sobre humor gráfico, realizado anualmente no Engenho Central. Este antigo engenho canavieiro foi tombado como patrimônio histórico e cultural, servindo hoje como espaço cultural, artístico e recreativo.
